Prova do CIEE para Estagiar no Governo do Estado de São Paulo

 
Nesta primeira postagem vou falar um pouco do que foi a prova de domingo 15/04/2018, uma prova para vagas de estágio nas secretarias do Estado de São Paulo, atualmente estudo Pedagogia na UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), na época que me inscrevi para essa seleção pensava muito mais em avaliar meu desempenho, pois há tempos participo esporadicamente de certames, concursos e seleções, metrópole a fora, e hoje já quase me considero um concurseiro de ofício, e a aferição dos próprios resultados é importantíssima. Entretanto eu não descarto a possibilidade de assumir o estágio caso venha a ser convocado.

 A primeira coisa que me incomodou, demasiadamente, foi o horário, a prova era pela manhã, e não me bastasse uma prova, sempre, no domingo, e essa pela manhã! Pensando em evitar o sono na prova, o que fiz; não dormir de sexta para o sábado, aproveitei bem a madrugada para ler, adiantar meus estudos do curso de Pedagogia e jogar Pro Evolution Soccer 2018, ou apenas PES 2018, jogando no modo online, de preferência. Fui dormir no fim da tarde de sábado e acordei bastante cedo no domingo, três da manhã, o que me garantiu realizar a prova sem sono.

 No momento não tenho carro, seria de bom grado o telo para ir numa seleção pública como esta, pois no domingo utilizar o transporte coletivo, não é nada prazeroso, até parece muito com os dias uteis, todos os ônibus lotados, a matemática é simples; nesta crise muitos trabalham até no domingo, afinal ninguém tem tanta coragem assim de recusar-se a fazer horas extras no seu DSR (Descanso semanal remunerado), visto a evidente ameaça de perder o emprego e virar, só, mais uma estatística na esfera do desemprego, daí o motivo dos coletivos lotados, que mantém no final de semana a já consagrada  redução da frota, agravando o já péssimo serviço de transporte. Como bem pode perceber fui até o local da prova no desconforto do ônibus, desconforto este que tem preço; R$ 4,40 de puro sofrimento, e isso é só um domingo, imagine os trens e os metrôs todos os dias, nos horários de pico a estação da Sé lembra o seriado the walking dead, mas ali não temos zumbis, temos seres humanos transportados iguais sardinha enlatada, uma verdadeira afronta a dignidade humana, diante deste “maravilhoso” cenário temos um Ministério Público inerte a situação, este que denuncia tudo e fecha os olhos para essa evidente humilhação coletiva. Continuando, demorei pouco tempo para chegar à Universidade Anhanguera do Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, chegando lá fazia frio e também caia uma garoa fina, típico tempo de inverno no ABC, porém ainda era outono.

 A prova tinha previsão para começar as 9h, todavia até hoje em todos concursos e seleções públicas que participei na vida, nunca vi isso começar no horário, aliás, mal fecham os portões no horário, quem dirá cumprir à risca o cronograma da prova, desta vez não seria diferente, a avaliação iniciou às 9h12. Reparei que haviam dois asiáticos na sala, até que não era muito e me senti um pouco aliviado, nada contra os asiáticos, mas que eles me intimidam é vero, e já ouvi muitos dizer ter o mesmo sentimento, acho que se eu fizesse uma prova numa sala com quarenta asiáticos, nada seria tão opressor! Não é fato de mim e outros brasileiro os acharem inteligentes, é que eles são mesmo, basta analisar as primeiras colocações dos concursos mais disputados do Brasil, sempre tem japoneses lá no meio, e agora até chinês está intimidando em certames, é apocalipse o oriental! Do meu havia um japonês, antes de iniciar a prova ele pediu para trocar de lugar, pensei “poxa, será que ele achou que ia olhar a prova dele? Quer saber, ele perdeu a oportunidade de colar! ” Como de praxe comecei respondendo as questões de matemática, já que não tinha informática, eu sempre começo pelas matérias lógicas, pois no começo da prova faz muito barulho, os fiscais ficam tentando terminar de falar o que deveria ser dito há instantes, depois passam recolhendo digital, olhando RG entre outros critérios de administratividade, em suma um péssimo momento para começar para matéria de português, sobretudo as questão de interpretação de textos, particularmente deixo português por último, pois é o momento que o ambiente está mais silencioso que cemitério fechado. Eu tinha passado a semana respondendo questões de regra de três compostas, mas não da maneira tradicional que é ensinado na escola, (jogando flecha para cima, flecha para baixo) pesquisei e descobri um método muito mais eficaz, e justo nesta avaliação do CIEE foram cobradas três questões de regra de três composta, apliquei o método e foi sucesso, respondi três questões em cinco minutos, e isso me deixou confiante para o restante da prova, acabei terminando-a em 50min (cinquenta minutos).

 Entreguei a prova, e fui saindo da Universidade para minha casa, saí correndo para não perder o ônibus com destino a Diadema, e consegui escapar da forte chuva que chegou logo após, fiquei pensativo no ônibus, consegui um lugar para ir sentado, obviamente sabia que não tinha gabaritado a prova, mas sabia que tinha obtido um bom desempenho com relação as minhas próprias expectativas, pois ultimamente sou candidato nota 7 nos concursos, e 7 hoje em dia não basta! Mas se tirasse 7,5 dar-me-ia por satisfeito, noutro dia saiu o gabarito preliminar e descobri minha nota parcial no momento é 7,6, a frase que resumi o que senti nesses dias é “missão cumprida! ”
  


 Se gostou da crônica, compartilhe, caso queira me conhecer melhor visite meu canal do Youtube, logo abaixo tem um vídeo, abraço!



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novas mídias em prol da Educação

Trabalho numa escola estadual, os recursos de ensino, até então, são muito arcaicos, os professores ainda trabalham com a clássica lous...