Atestado de Antecedentes Criminais


 Eis que, enfim, você consegue um cargo público (ainda que temporário) e o órgão lhe solicita; atestado de antecedentes criminais de âmbito Estadual e Federal, não só a documentos, mas que pese neles a negativa, em palavras menos pomposas e mais diretas o famoso “nada consta”, relativo ao primeiro atestado não há muitos relatos sobre erros na emissão da certidão, em contrapartida o segundo é expert em gerar erros, parece até que foi feito com o objetivo de irritar os usuários, e vem logrando êxito no seu ofício, a reclamação popular é bastante frequente. Há dias precisei do bendito atestado de “santidade” da polícia federal (sim, atestado de santidade basta você falar a alguém que não conseguiu emitir isso pelo site que os olhares suspeitos começam ir em sua direção, sobretudo se você é pardo e mora em Diadema, sem esse documento em mãos você ser até taxado por bandido de alta periculosidade), e por ser da Federal obviamente não encontramos unidades próximas, a depender donde mora, encontrará uma unidade em no mínimo 90 quilômetros de sua residência, comigo não seria diferente, precisei ir até Lapa de baixo, sabe lá Deus a distância de Diadema até lá, em um dado momento pensei que estava indo a Uberlândia-MG, de tão longe que era para mim.

 Mas porque eu estava indo à Lapa de baixo, não seria mais simples obter essa certidão pela internet? A questão é que o site da Policia Federal não funciona, ou melhor, funciona para uns e para outras não, a explicação mais plausível é que o sistema de filtro do site, a chave primaria do banco de dados é feita através do nome, isso mesmo o nome! Ora, temos o CPF para quê, óbvio que foi falha do desenvolvedor do site, não sei explicar quando fizeram esse site da PF (Polícia Federal), nem quem o fez, e não cabe a mim fazer uma pesquisa aprofundada a respeito e ficar justificando esse erro, pois essa é uma explicação para a Policia Federal fazer, não ganharei nada fazendo isso, aliás estou é perdendo nessa história, pois sou vítima desse sistema mal feito, perdendo tempo e dinheiro, com idas e vindas a zona norte. Há quem acredite que o site da Policia Federal tem cadastrado nomes errados no seu banco de dados, por exemplo; vi relatos na internet, num caso hipotético que um sujeito chamado “José Carlos dos santos” não consegue seu antecedente criminal porque há muitos com o mesmo nome, e convenhamos entre eles é enorme a possibilidade de algum estar “devendo” algo à Justiça,  aí o site não gera o antecedente, daí o sujeito coloca “José Carlos dus Santos”, aí sistema gera a certidão, levando a pessoa a acreditar que o nome está cadastrado errado... Não! Vou explicar o que ocorre em linhas gerais, conforme disse não vejo um porquê para eu ficar explicando sobre isso, retomando; o que acontece é que não existe nenhum “José Carlos dus Santos” no banco de dados, inclusive a pessoa pode até mudar as outras informações como: CPF, RG, Data de Nascimento, tudo fictício que o sistema vai gerar a certidão, não vou me aprofundar no assunto (sou técnico em informática e estou me formando em Pedagogia), mas esse site da Policia Federal é uma “prastada de gado”!

 A caminho da rua Hugo D’Antola eu só pensava: “tomara que essa certidão saia hoje, e que tudo der certo, pois assim sendo amanhã eu já começo a trabalhar! ” Chegando lá já reparei que na rua havia apenas um local para tirar cópias, tirar fotos, acesso à internet, entres outros serviços importantíssimos a quem frequenta um cartório, pensei comigo “ai meu Deus, tomara que eu não precise de algum serviço ali, pois pela Lei da oferta e procura, tudo ali deve custar os olhos da cara! ” No balcão de triagem a atendente perguntou-me: “O senhor tem a xerox do RG? ”, respondi: “Não! ”, e ela disse: “Pois vai precisar! ”, e fui então para o local único e adequado para atender a minha necessidade. Paguei R$ 1,00 por uma cópia preto e branco, em Diadema esta mesma xerox custaria R$ 0,25, uma incrível diferença inflacionária de 300%, conclusão: se você não tem dinheiro, ou mal consegue sobreviver no ABC Paulista, não queira residir aos arredores da Polícia Federal. Com a cópia do RG em mãos retornei a sede para solicitar meus antecedentes criminais, e o que mais temia aconteceu, fui informado que minha certidão só ficaria pronta após 7 dias, ou seja, mais uma longa viagem aguardar-me-ia dias após, nada de emprego assegurado, a única coisa certa era meu retorno a “Uberlândia”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novas mídias em prol da Educação

Trabalho numa escola estadual, os recursos de ensino, até então, são muito arcaicos, os professores ainda trabalham com a clássica lous...